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Código de Defesa do Consumidor

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SUMÁRIO: Capítulo II – Da Política Nacional de Relações de Consumo

Capítulo II – Da Política Nacional de Relações de Consumo

Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios:

  • I – reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo;
  • II – ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor:
    • a) por iniciativa direta;
    • b) por incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas;
    • c) pela presença do Estado no mercado de consumo;
    • d) pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.
  • III – harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da Constituição Federal), sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores;
  • IV – educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo;
  • V – incentivo à criação pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo;
  • VI – coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorrência desleal e utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos, que possam causar prejuízos aos consumidores;
  • VII – racionalização e melhoria dos serviços públicos;
  • VIII – estudo constante das modificações do mercado de consumo.

Art. 5º Para a execução da Política Nacional das Relações de Consumo, contará o poder público com os seguintes instrumentos, entre outros:

  • I – manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor carente;
  • II – instituição de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, no âmbito do Ministério Público;
  • III – criação de delegacias de polícia especializadas no atendimento de consumidores vítimas de infrações penais de consumo;
  • IV – criação de Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a solução de litígios de consumo;
  • V – concessão de estímulos à criação e desenvolvimento das Associações de Defesa do Consumidor.

§ 1º (Vetado).
§ 2º (Vetado).